QUANTO CUSTA UM VOTO PARA DEPUTADO FEDERAL NO PARANÁ? UMA ANÁLISE SOBRE A ELEIÇÃO DE 2022
Resumo
A relação entre dinheiro e política já tem sido amplamente estudada pela literatura em Ciência Política – existem agendas de pesquisa que tratam do financiamento de campanha, dos gastos de campanha e também de como o dinheiro importa no sucesso (ou insucesso) eleitoral de determinados(as) candidatos(as). Diante deste contexto, o presente artigo busca responder a seguinte pergunta: quanto custa um voto para deputado federal no Paraná? Para tanto, parte-se da análise do custo por voto (métrica oriunda do total declarado pela campanha dividido pelo número de votos obtidos pela candidatura) na tentativa de compreender quais são as variáveis que interferem no desempenho eleitoral dos(as) eleitos(as). Para tanto, a pesquisa reúne dados sobre os 30 deputados(as) eleitos(as) pelo Paraná em 2022, usando estatística descritiva e incluindo variáveis como a condição do(a) candidato(a) (se ele(a) é novato ou está sendo reeleito), partido político e gênero, na tentativa de compreender quais fatores interferem em como dinheiro e política se relacionam na conquista de votos. Os resultados obtidos mostram que as candidaturas que obtiveram o menor custo por voto no Estado são aquelas de atores políticos que tiveram grande exposição midiática anterior à eleição, como Deltan Dallagnol (PODEMOS) e Beto Preto (PSD), assim como também de nomes estabelecidos na política partidária, como Gleisi Hoffmann (PT). Os achados empíricos do artigo também mostram uma diferença relevante no custo médio por voto entre candidatos(as) novatos(as) e aqueles(as) que buscavam renovar seus mandatos em Brasília.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMO, Claudio Weber. Corrupção no Brasil: a perspectiva do setor privado. Relatório de Pesquisa da Transparência Brasil, São Paulo, 2004.
ARAUJO JUNIOR, A. F. de; PIRES, T. S. A vantagem do incumbente nas eleições municipais e estaduais brasileiras: um estudo de 2000 a 2018. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 71, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3992. Acesso em: 3 set. 2023.
BOLOGNESI, Bruno; CERVI, Emerson Urizzi. Distribuição de recursos e sucesso eleitoral nas eleições 2006: dinheiro e tempo de HGPE como financiadores de campanha a deputado federal do Paraná. In: Anais [...] do 35º Encontro da Anpocs, Caxambu, 2011.
BORBA, Felipe; CERVI, Emerson Urizzi. Relação entre propaganda, dinheiro e avaliação de governo no desempenho de candidatos em eleições majoritárias no Brasil. Opinião Pública, v. 23, p. 754-785, 2017.
BRAMBOR, Thomas; CENEVIVA, Ricardo. Reeleição e continuísmo nos municípios brasileiros. Novos estudos CEBRAP, p. 9-21, 2012.
CAZZOLATO, Nara Katsurayama; CANDIDO, João Gremmelmaier. O caminho das verbas público-partidárias e o custo do voto. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 678-699, 2013.
CARAZZA, Bruno. Dinheiro, eleições e poder: as engrenagens do sistema político brasileiro. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.
CAMPOS, Hélio Sílvio Ourém; ASSIS JUNIOR, Moises Pereira. Financiamento público de campanhas eleitorais. Tribunal Superior Eleitoral. Estudos eleitorais, Brasília, DF, v. 7, n. 2, p. 25-46, 2012.
CERVI, Emerson Urizzi. Doações de campanha e desempenho eleitoral: uma análise comparativa sobre as eleições para prefeitos de capitais brasileiras em 2008 e 2012. Agenda Política, Campinas, v. 1, n. 1, 2013.
DE MORAES, Thiago Perez Bernardes et al. Mulheres, política e sub-representação. Um estudo sobre a correlação entre qualidade da democracia, ideologia e mulheres nos parlamentos. Derecho y Cambio Social, v. 11, n. 36, p. 32, 2014.
DESCHAMPS, J. P.; JUNCKES, I. J.; HOROCHOVSKI, R. R.; CAMARGO, N. F. Dinheiro e sucesso eleitoral em 2008, 2012 e 2016 no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 55, n. 3, p. 736-756, 2021. DOI: 10.1590/0034-761220200117. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/83627. Acesso em: 3 set. 2023.
FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto. Regulação eleitoral e financiamento de campanha: uma breve revisão teórica. Revista Três Pontos, Belo Horizonte , n.2, v. 2, p. 63-70, 2005.
FIGUEIREDO NETTO, Gabriela Quando o dinheiro importa menos: uma análise do financiamento de campanhas eleitorais dos candidatos evangélicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2016.
FIGUEIREDO NETTO, Gabriela; SPECK, Bruno Wilhelm. O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?. Opinião Pública, Campinas, v. 23, p. 809-836, 2017.
FONSECA, Thiago do Nascimento. Doações de campanha implicam em retornos contratuais futuros? Uma análise dos valores recebidos por empresas antes e após as eleições. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 25, p. 31-49, 2017.
GRESTA, Roberta Maia; CARVALHO, Volgane Oliveira. Federação de partidos políticos no Brasil: Impactos sobre o sistema partidário, contexto latino-americano e desafios para as eleições 2022. Revista Debates, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 143-167, 2022.
HEILER, Jeison Giovani; VIANA, João Paulo Saraiva Leão; SANTOS, Rodrigo Dolandeli dos. O custo da política subnacional: a forma como o dinheiro é gasto importa? Relação entre receita, despesas e sucesso eleitoral. Opinião Pública, Campinas, v. 22, n. 1, p. 56-92, 2016.
HEILER, Jeison Giovani; VIANA, João Paulo SL; DOS SANTOS, Rodrigo Dolandeli. Empresariado e partidos no processo eleitoral brasileiro. Em Debate, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 75-86, 2015.
HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi; MANCUSO, Wagner Pralon. Estudando a relação entre dinheiro e política: uma análise de artigos apresentados em encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, v. 1, n. 94, , p.1-20, 2021.
JACOBSON, Gary C. The effects of campaign spending in congressional elections. American Political Science Review, Cambridge, v. 72, n. 2, p. 469-491, 1978.
MANCUSO, Wagner Pralon. Empresas e financiamento de campanhas eleitorais de candidatos a deputado federal pelo estado de São Paulo nas eleições de 2002 e 2006. Desenvolvimento e crise na América Latina: estado, empresas e sociedade. Curitiba: CRV, 2012.
MANCUSO, Wagner Pralon. Investimento eleitoral no Brasil: balanço da literatura (2001–2012) e agenda de pesquisa. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 23, n. 54, p. 155-183, 2015.
MANCUSO, Wagner Pralon; HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi; CAMARGO, Neilor Fermino. Financiamento eleitoral empresarial direto e indireto nas eleições nacionais de 2014. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, v. a, n. 27, p. 9-36, 2018.
MIGUEL, Luís Felipe. Capital político e carreira eleitoral: algumas variáveis na eleição para o Congresso brasileiro. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 1, n. 20, p. 115-134, 2003.
MIGUEL, Luís Felipe; ASSIS, Pedro Paulo Ferreira Bispo de. Coligações eleitorais e fragmentação das bancadas parlamentares no Brasil: simulações a partir das eleições de 2014. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 24, n. 1, p. 29-46, 2016.
MOHALLEM, Michael Freitas; OLIVEIRA, Isabel Cristina Veloso de. A relação custo-voto dos evangélicos nas eleições para a Câmara dos Deputados em 2010 e 2014. Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, 2018.
MORAES, Rubens Lima; ANDION, Carolina; PINHO, Josiani Lúcia. Cartografia das controvérsias na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil. Cadernos Ebape. BR, Rio de Janeiro, v. 15, p. 846-876, 2017.
PEIXOTO, Vitor. Impacto dos gastos de campanhas nas eleições legislativas de 2010: uma análise quantitativa. Anais do 8 Encontro ABCP, 2012.
PEIXOTO, Vitor; MARQUES, Larissa Martins; RIBEIRO, Leandro Molhano. Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral das mulheres nas eleições brasileiras (1998-2020). Estudos Avançados, São Paulo, v. 36, n. 106, p. 93-116, 2022.
PINHEIRO, Luana Simões. Vozes femininas na política: uma análise sobre mulheres parlamentares no pós-Constituinte. 2006. 248 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
REIS, Bruno Pinheiro Wanderley. Sistema eleitoral, corrupção e reforma política. Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 11-22, 2013.
REIS, Bruno Pinheiro Wanderley; EDUARDO, Felipe Lima. A distância entre intenção e gesto: consequências da proibição de doações eleitorais por pessoas jurídicas nas eleições municipais de 2016. Boletim de Análise Política-institucional, n. 21, Brasília, out. 2019, p. 67-76. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9900. Acesso em: 3 set. 2023.
REZENDE, Daniela Leandro. Desafios à representação política de mulheres na Câmara dos Deputados. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 1199-1218, 2017.
SACCHET, Teresa; SPECK, Bruno. Dinheiro e sexo na política brasileira: financiamento de campanha e desempenho eleitoral em cargos legislativos. Mulheres nas eleições, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 417-452, 2010.
SAMPAIO, Daniel; FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto. Como o dinheiro influencia as eleições municipais no Brasil: uma revisão sistemática. BIB-Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, São Paulo, v. 1, n. 88, p. 1-25, 2019.
SAMUELS, David. Money, elections, and democracy in Brazil. Latin American Politics and Society, Cambridge, v. 43, n. 2, p. 27-48, 2001.
SAMUELS, David. David J. Pork barreling is not credit claiming or advertising: Campaign finance and the sources of the personal vote in Brazil. The journal of Politics, Chicago, v. 64, n. 3, p. 845-863, 2002.
SARMENTO, Daniel; OSORIO, Aline. Uma mistura tóxica: política, dinheiro e o financiamento das eleições. Jurisdição constitucional e política. Rio de Janeiro: Forense, 2015. p. 673-700.
SCHAEFER, Bruno Marques. Tempo é dinheiro: recursos partidários em eleições para a Câmara Federal. Laboratório de Estudos eleitorais, Comunicação Política e Opinião Pública. Disponível em: https://www.lab-doxa.org.br/textos-discussao/tempo-e-dinheiro-recursos-partidarios-em-eleicoes-para-a-camara-federal/. Acesso em: 3 set. 2023.
SILVA, Bruno Fernando da. A relação entre dinheiro e (expectativa de) voto a partir das eleições municipais de 2008 a 2016. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 41., 2017, Caxambu, MG. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2017. p. 1-22.
SILVA, Clarissa Benatti. Os determinantes do custo do voto: uma análise para a eleição de 2010. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
SILVA, Daniel Marcelino da. Sobre dinheiro e eleições: um estudo dos gastos de campanha para o Congresso Nacional em 2002 e 2006. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SPECK, Bruno Wilhelm. O financiamento de campanhas eleitorais. Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG: PNUD, 2006. p. 153-158.
SPECK, Bruno Wilhelm. Três ideias para oxigenar o debate sobre dinheiro e política no Brasil. Debate, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 6-13, 2010.
SPECK, Bruno Wilhelm. O financiamento político e a corrupção no Brasil. Temas de corrupção política. São Paulo: Balão Editorial, 2012. p. 49-97.
SPECK, Bruno Wilhelm; CERVI, Emerson Urizzi. Voto, dinheiro e horário eleitoral: uma aplicação do método de path analysis para explicar os condicionantes da eleição para prefeito do Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 9., 2014, Brasília, DF. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ABCP, 2014. p. 1-22.
SPECK, Bruno Wilhelm; CERVI, Emerson Urizzi. Dinheiro, tempo e memória eleitoral: os mecanismos que levam ao voto nas eleições para prefeito em 2012. Dados, Rio de Janeiro, v. 59, n. ?, p. 53-90, 2016.
SPECK, Bruno Wilhelm. Influenciar as eleições ou garantir acesso aos eleitos? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 39-59, 2016B.
XAVIER, Carlos Joel Carvalho de Formiga. A corrupção política e o caixa 2 de campanha no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/D.8.2011.tde-26092011-135010. Acesso em: 3 set. 2023.
ZAULI, Amanda; TORRES, Claudio Vaz; GALINKIN, Ana Lucia. Câmara dos Deputados: democracia e igualdade de oportunidades entre mulheres e homens?. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 15, n. 1, p. 49-64, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172012000100005. Acesso em: 3 set. 2023.
ZOVATTO, Daniel. Financiamento dos partidos e campanhas eleitorais na América Latina: uma análise comparada. Opinião Pública, Campinas, v. 11, n. 2, p. 287-336, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957