Revista do Legislativo voltada ao Direito Parlamentar será lançada segunda-feira (03)

O dia 3 de outubro é aguardo com grande expectativa por professores, acadêmicos e pesquisadores. É nesta data que a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná lançará a edição de número seis da Revista do Legislativo Paranaense. O periódico estará disponível para leitura no site da publicação totalmente gratuito.

O diferencial desta edição é que ela focou em estudos voltados ao Direito Parlamentar, pensado em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (Parla). “A ideia de fazer uma revista com este assunto surgiu após o grande sucesso do evento que realizamos em abril em parceria com o Parla e que reuniu um grande número de participantes. Uma vez demonstradas a importância e a relevância do assunto nas Casas Legislativas, dedicamos este número da nossa Revista à publicação deste dossiê com estudos voltados ao Direito Parlamentar”, afirmou a Coordenador Pedagógica, Roberta Picussa.

A organização contou com a participação de fundadores do Parla: Suellen Patrícia Moura, que é doutoranda em Direito do Estado no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná e mestre em Direito do Estado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina; Renan Guedes Sobreira, mestre em Direito Constitucional pelo Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales de la Presidencia de Gobierno de España e Universidad Internacional Menéndez Pelayo, e pós-graduado em Direito Parlamentar, na Universidad Nacional Autónoma de México; e Erick Kiyoshi Nakamura, mestrando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Constitucional pela ABDConst, e editor-executivo da Revista da Faculdade de Direito da UFPR.

A edição 2022 da Revista do Legislativo Paranaense traz seis artigos. O primeiro é da renomada doutora em ciência política, Karolina Mattos Roeder, que traz a discussão sobre o papel dos partidos políticos no baixo número de mulheres eleitas.

Os outros cinco estudos serão revelados no lançamento da Revista, na próxima segunda-feira.