A relação de jovens do Ensino Médio com a política: análises a partir de grupos de estudantes de escolas públicas de São Paulo-SP e Itapevi-SP
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Uma defesa das regras do jogo. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
COSSON, Rildo. Escolas do legislativo, escola de democracia. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2008.
COSSON, Rildo. O Estágio-Visita como Educação para a Democracia. Cadernos Adenauer XVII, nº1: Educação Política no Brasil: reflexões, iniciativas e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2016.
DANTAS, Humberto, NASCIMENTO, Alessandra e SILVA, Bruno. Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara (SP) e Suzano (SP). Cadernos da Escola do Legislativo. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Volume 8, número 29, 2016.
DANTAS, Humberto, ESTRAMANHO, Rodrigo. Como a juventude se relaciona com a democracia: compreensões com base em pesquisas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVI, vol I, 2015.
DANTAS, Humberto, SILVA, Felipe, GARCIA, Marcelo e VIRGOLINO, Ronival. Educação política, democracia e demanda jovem: a visão de estudantes de ensino médio sobre a política. Artigo enviado para a revista E-Legis do Centro de Formação (CEFOR) da Câmara dos Deputados – aguardando parecer.
DANTAS, Humberto. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015 em ações da Fundação Konrad Adenauer. 2016.
DANTAS, Humberto. Educação Política. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2017.
DANTAS, Humberto. O jovem e a educação política – ampliar as atividades em ano de tensão política. Série Brasil em Foco, Fundação Konrad Adenauer, dezembro de 2019.
DANTAS, Humberto. SCHIAVI, Iara. O ILP e a educação política: percepções com base em atividades de formação. Revista do ILP, São Paulo, ano 1, n. 1, 2014.
DANTAS, Humberto; SOARES, Aline; SOARES, Maria Isabel; LAMARI, Roberto. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, ano XI, v. 3, 2010.
FORLINI, Danilo. Construindo caminhos para a educação política: a percepção dos alunos como um meio para pensar a educação para a democracia. Unesp, Araraquara, dissertação apresentada para a obtenção do título de mestre em educação escolar. 2015.
PEDREIRA, Beatriz. Sonhos da juventude brasileira: a política além do voto. Cadernos Adenauer XVI, nº1: Juventudes no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2015.
PELLANDA, Andressa. Potencialidades e limitações da educação política no currículo escolar brasileiro: um resgate histórico e uma análise de contexto. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, 2016.
REZENDE, João Francisco. Educação escolar, hábitos e atitudes políticas: considerações sobre a experiência brasileira. Cadernos Adenauer XI, nº3: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957