A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO NO PODER LEGISLATIVO: COMO DEFINIR O NÚMERO DE VEREADORES NO BRASIL?

Tiago Valenciano

Resumo


A inconstância no número de parlamentares nas Câmaras Municipais do Brasil tem motivado pesquisadores a debater sobre o tema – que nem sempre chegam a um pontoem comum. Oobjetivo deste trabalho é problematizar o assunto, indagando: qual é o melhor caminho metodológico para quantificar as vagas nas Câmaras Municipais do Brasil? Nesse sentido, pretende-se, em um primeiro momento, levantar as mudanças nos parlamentos locais ocorridas nos últimos anos após a promulgação da CF de 1988. No segundo momento, almeja-se questionar como a representação política pode dar conta de criar ou subtrair cadeiras de vereadores, apontando a (s) metodologia (s) possível (is) sobre o tema e as saídas para o impasse. Por fim, brevemente, colocaremos em xeque o argumento de que “mais vereadores significa mais gastos”, algo corriqueiro na mídia quando o assunto é tratado.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

_______. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para assuntos jurídicos. Emenda Constitucional n° 58: promulgada em 23 de Setembro de 2009.

_______. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para assuntos jurídicos. Lei Complementar n° 78: promulgada em 30 de Dezembro de 1993.

CODATO, A. PERISSINOTTO, R. Por um retorno à Sociologia das elites. Rev. Sociol. Polít., Curitiba: v. 16, n. 30, p. 7-15, jun. 2008

DAHL, Robert. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. 4ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

PERISSINOTTO, Renato. Notas metodológicas sobre o estudo de elites. Curitiba: Nusp, 2003.

PORTAL G1. Portal G1 – site de notícias. Disponível em: . Vários acessos.

PORTAL GAZETA DO POVO. Gazeta do Povo – site de notícias.

Disponível em: . Vários acessos.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Base de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: . Vários acessos.

VALENCIANO, Tiago & LEAL E SILVA, Rafael Egídio. Política Brasileira: como entender o funcionamento do Brasil. Astorga: Editora Sahar, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957