Os arquétipos de campanha das vereadoras eleitas pelo Novo, PSL e PT em Curitiba (2020)
Resumo
No artigo, é feita uma análise dos vídeos biográficos postados nas redes sociais de seis vereadoras eleitas para a Câmara Municipal de Curitiba, em 2020. São elas: Indiara Barbosa e Amália Tortato, ambas do partido NOVO; Flavia Francischini e Sargento Tânia Guerreiro, do PSL; e Carol Dartora e Professora Josete, do PT. A partir da metodologia desenvolvida por Panke (2016) fez-se uma classificação das imagens arquetípicas Guerreira, Maternal e Profissional, trabalhadas pelas então candidatas. A conclusão é de que as candidatas do PT se apresentaram ao eleitorado como Guerreiras, enquanto as candidatas do NOVO se apresentaram como Profissional e Maternal e as do PSL como Maternal e Guerreira, refutando parcialmente a hipótese inicial de que o perfil comunicacional seguiu as características e a ideologia de cada partido, sendo as do PT classificadas como Guerreiras; do NOVO, Profissionais e do PSL, Maternais.
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PDFReferências
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Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957